Notícias

 | 18/06/2008 15h02min

Integração dos países do Mercosul está longe, afirma pecuarista uruguaio

Para Fernando Mattos, bloco é apenas um acordo político em uma grande estrutura burocrática

Raphael Salomão, de São Paulo (SP)  |  reportagem@canalrural.com.br

A integração dos sistemas produtivos dos países do Mercosul é difícil e está longe de se realizar. A opinião é do ex-presidente da Associação Rural do Uruguai, o pecuarista Fernando Mattos, que participou do Congresso Internacional Feicorte, em São Paulo. Segundo ele, o bloco sul-americano não funciona e não vai além de um acordo político amparado em uma grande estrutura burocrática.

- O Mercosul não funciona em parte por culpa nossa como representantes de instituições que deveriam participar mais ativamente. Depois de 17 anos, está muito longe de alcançar os objetivos para o qual foi criado.

Na opinião de Fernando Mattos, um dos principais problemas está no fato do bloco sul-americano não ter criado, por exemplo, um órgão para a solução de conflitos entre os países-membros.

- Há muitas diferenças a serem superadas. Primaram-se interesses internos de cada um dos países em vez da unidade de uma região que perde terreno para outras regiões do mundo.

O consultor Ênio Marques, que também participou do Congresso Internacional Feicorte, concorda. Para ele, o problema está na falta de compatibilidade entre o que é definido como política pública pelo Brasil e pelos demais países.

- O Brasil não tem problema de relação entre agentes de mercado. O problema é a assimetria entre política pública praticada nos países com a nossa aqui. A nossa tem um atraso brutal.

Na opinião de Ênio Marques, estabelecer as regras de forma correta é papel do governo, enquanto os agentes do negócio devem se preocupar apenas em produzir com qualidade e entregar o produto.

- A área privada faz o que deve. O setor público deve acelerar mais o passo para que o Brasil tenha os altos controles e as mesmas práticas dos nossos clientes. O custo que pagamos pelo fato do governo não colocar nas regras de execução o que está nas leis é muito grande.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.