Notícias

 | 09/06/2008 17h21min

Mantega: inflação deve desacelerar a partir de outubro

Ministro da Fazenda acrescentou que o crescimento do PIB deve perder força em 2008

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta segunda, durante exposição na reunião ministerial, que a inflação deve desacelerar somente a partir do quarto trimestre deste ano. Baseado em dados do mercado financeiro e do Banco Central, o ministro comentou que a inflação deve se manter acelerada até o terceiro trimestre deste ano, "impulsionada pela alta das matérias-primas (commodities) e pela demanda doméstica aquecida".

Segundo ele, a desaceleração da inflação poderá ser observada a partir do segundo semestre de 2008, devido à retração na demanda por alimentos e até mesmo diante da possibilidade de perda de poder aquisitivo da população de baixa renda. Segundo os dados divulgados por Mantega, entre abril de 2007 e abril de 2008, a inflação acumulada em 12 meses acelerou de 3% para 5,04%, sendo que a inflação de alimentos acelerou de 4,63% para 12,62% e a inflação dos demais itens passou de 2,56% para 3,03%.

Nos últimos 12 meses até abril, a inflação de 5,04% foi formada pela alta dos alimentos que contribuíram com 2,69 ponto porcentual desse total.

Crescimento do PIB deve perder força

A economia brasileira não deve repetir este ano o crescimento de 5,4% observado no ano passado. Segundo dados do mercado, a economia deve crescer 4,7% este ano, contra os 5,4% do ano passado. A demanda doméstica deve passar de 6,9% para 7% ao final deste ano.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.