Notícias

 | 05/06/2008 16h00min

Preços agropecuários encerram mês de maio com alta de 5,49% em São Paulo

Maior inflação foi registrada nos custos da batata, carne de frango e suína, arroz, tomate, ovos, trigo e leite tipo C

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR)1 do Instituto de Economia Agrícola (IEA) encerrou o mês de maio de 2008 com alta de 5,49%. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) e os de origem animal (IqPR-A) registram altas de 4,01% e 9,18%, respectivamente.

Os produtos do IqPR que registraram maiores altas no mês de maio foram batata (39,40%), carne de frango (22,36%), arroz (20,99%), tomate (20,26%), ovos (12,59%), carne suína (10,23%), trigo (6,75%) e leite tipo C (5,06%). Já os itens que apresentaram queda de preços no mês de maio foram feijão (6,37%), banana nanica (4,01%) e o café (0,92%).
 
De acordo com o IEA, a alta da maioria dos produtos está relacionada a uma conjunção de fatores: o final do período de safra (que por si só já provoca o aumento das cotações), aumento do custo de produção – em especial os associados aos preços do petróleo, como fertilizantes e combustíveis, que vêm batendo sucessivos recordes de preços – clima adverso à produção e movimentos de mercado (commodities).

Os resultados dos índices configuram a continuidade da pressão inflacionária dos preços agropecuários (principalmente os produtos de origem animal), que têm aumentado mais que os indicadores globais da inflação brasileira.

IEA
Adriana Franciosi / Agência RBS

Feijão foi um dos itens que tiveram queda de preço no Estado no mês anterior
Foto:  Adriana Franciosi  /  Agência RBS


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.