Notícias

 | 05/06/2008 15h19min

Dólar deve reduzir ritmo de desvalorização mesmo com juros mais altos e Grau de Investimento do Brasil

Para o economista Alcides Leite, lucros, dividendos e pagamento de royalties condicionam saída de moeda do mercado brasileiro

Apesar do aumento da taxa básica de juros da economia, a Selic (12,25%, de acordo com a última decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central), e da classificação da economia brasileira como Grau de Investimento (pelas agências Standard and Poor´s e Fitch), o dólar deve diminuir o ritmo de desvalorização em relação ao real. Foi o que avaliou o economista Alcides Leite, em entrevista ao Mercado e Companhia, nesta quinta-feira, dia 5.

Ele disse que os juros altos e a certificação de maior segurança para investimentos no Brasil podem aumentar o fluxo de capital estrangeiro na economia do país. Por outro lado, afirmou que há também remessas de moeda para o exterior, em função da realização de lucros, dividendos ou pagamentos de royalties. Essa via de mão dupla deve sustentar as cotações.

- Não há perspectiva, no curto prazo, de queda nem de aumento muito grande – garantiu, prevenindo que podem ocorrer pequenas variações.

Alcides Leite disse ainda acreditar que o Comitê de Política Monetária do Banco Central aumentará a taxa Selic pelo menos mais uma vez neste ano para conter a pressão inflacionária. De acordo com o economista, a partir de agosto ou setembro, a inflação deve diminuir o ritmo e fechar 2008 em 5% ou 5,5%. Com o recuo do índice de preços, o governo poderá voltar a diminuir os juros já no primeiro semestre do ano que vem.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.