Notícias

 | 02/06/2008 07h21min

Milionário sueco nega ter derrubado árvores na Amazônia

Agência de inteligência detectou desmatamento em áreas que compõem 160 mil hectares comprados por ONG

Dono de uma área de 160 mil hectares de terras na Amazônia, um milionário sueco negou, em entrevista divulgada nesse domingo, dia 1º, pelo programa Fantástico, da Rede Globo, que tenha adquirido as áreas para extrair seus recursos.

Johan Eliasch e a ONG Cool Earth, da qual é proprietário, vêm sendo investigados pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) desde o ano passado.

Conforme a Abin, a Cool Earth comprou as terras de uma madeireira em 2005 e, "diferentemente do que atesta o certificado emitido pela ONG, há áreas de desmatamento" na região. Na internet, porém, a organização pede doações para cuidar da Amazônia.

Na entrevista, Eliasch, que também é assessor para assuntos ambientais do primeiro-ministro britânico Gordon Brown, disse ter adquirido a área florestal por se preocupar com o meio ambiente. Embora tenha afirmado não ter sido notificado sobre as investigações do governo brasileiro, destacou estar agindo dentro da lei.

– Sou uma pessoa que adora árvores e sempre me preocupei com a preservação. Queremos garantir que não haverá extração ilegal de madeira e permitir o desenvolvimento sustentável da região – ressaltou.

Na entrevista, Eliasch disse ainda que a ONG estaria patrocinando a implantação de uma biblioteca destinada à comunidade de Democracia, distrito de Manicoré (AM), e apoiando outros projetos sociais locais. Uma equipe do Fantástico foi até Democracia, mas encontrou apenas moradores insatisfeitos com promessas não cumpridas.

Controversas, iniciativas como a de Eliasch integram uma nova tendência que desperta críticas do governo e de ambientalistas. Em março, o jornal Zero Hora mostrou que conservacionistas alertavam para o perigo de uma nova forma de imperialismo no mundo, chamada de "ecocolonização".

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.