Notícias

 | 30/05/2008 15h17min

Ministro da Fazenda anuncia poupança para abastecer Fundo Soberano do Brasil

Em São Paulo, Guido Mantega disse que criação do fundo deve ser aprovada em 45 dias

Manuela Bezerra  |  reportagem@canalrural.com.br

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta sexta-feira, dia 30, a criação de uma poupança fiscal equivalente a 0,5% do PIB (a soma das riquezas do Brasil). A economia será de R$ 13 bilhões por mês. Os recursos, segundo o ministro, vão abastecer o chamado Fundo Soberano do Brasil.

A proposta que cria o Fundo Soberano deverá ser enviada ao Congresso Nacional já na semana que vem em caráter de urgência. Guido Mantega espera que seja aprovada em até 45 dias. O ministro da Fazenda afirmou, durante entrevista coletiva, em São Paulo, que o fundo vai auxiliar no controle da inflação e servir para casos de emergência.

– No momento em que a economia vai bem, as empresas estão faturando mais, o governo está arrecadando mais. Ao invés de gastar esse dinheiro, nós vamos guardá-lo, fazer uma poupança para, um dia, quando o nível de atividade retroceder, e isso pode acontecer, tenhamos recursos para impedir que a economia tenha desaceleração.

O Fundo Soberano do Brasil será gerenciado pelo Tesouro Nacional e só poderá fazer operações em dólar, real e ativos financeiros. As empresas serão apoiadas de forma indireta, já que não poderão operar diretamente com os recursos.

CANAL RURAL
Stefan Zaklin, EFE / 

Guido Mantega afirmou, em São Paulo, que recursos podem ser usados contra eventual desaceleração da economia
Foto:  Stefan Zaklin, EFE


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

30/05/2008 12h39min
Ministro da Fazenda fala sobre Fundo Soberano em São Paulo
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.