Notícias

 | 30/05/2008 12h18min

Desmatamento provoca migração de comuniades indígenas isoladas na Amazônia

Povos não têm nenhum tipo de contato com o homem branco

A exploração de madeira tem provocada a migração de algumas tribos indígenas que nunca tiveram contato com o homem na fronteira do Brasil com o Peru. A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a organização Survival International divulgaram nesta quinta-feira raras fotos dessas comunidades indígenas, que não distinguem fronteiras, tiradas no Estado do Acre.

As fotos aéreas foram feitas entre 29 e 30 de abril e 1º e 2 de maio, declarou o coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental da Funai, José Carlos dos Reis Meirelles.  

— Estas comunidades correm perigo por causa da exploração de madeira no Peru e decidiram divulgar as fotos para ver o que acontece alguma coisa e pressionar o governo — disse o especialista, que há décadas trabalha na região.

No lado brasileiro, vivem quatro destes povos que não têm nenhum tipo de contato com o homem branco e permanecem completamente isolados, explicou.   

— É muito difícil calcular a população de índios isolados, mas são quatro povos, talvez de 500 pessoas cada um — disse Meirelles em conversa telefônica.

O posto mais avançado da Funai está em Feijó e a partir dali é preciso viajar sete dias de barco até a terra indígena, que fica em uma reserva criada há anos sem chegar a estabelecer contato com esses indígenas, explicou. 

— O problema é no território peruano, porque do nosso lado é terra indígena ou reserva. No Peru, estão matando índios que vivem isolados e, por isso, estão vindo para cá. Eles vivem em ambos os lados, não sabem onde fica a fronteira — argumentou Meirelles, para quem as essas comunidades escolheram permanecer isoladas. 

Em uma das fotos aéreas é possível ver dois guerreiros pintados de vermelho apontando seus arcos e setas na direção do pequeno avião.

— São povos que não querem se relacionar conosco. Falar de seu grau de civilização equivaleria a dizer que nós somos avançados e eles idiotas — disse ao refutar a idéia de classificar estas tribos de acordo com sua evolução social.   

A Funai calcula que, em toda a Amazônia brasileira, deve haver de 20 a 40 tribos isoladas.

AGÊNCIA EFE
Gleison Miranda, Funai  / 

Funai calcula que, em toda a Amazônia brasileira, deve haver de 20 a 40 tribos isoladas
Foto:  Gleison Miranda, Funai


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.