Notícias

 | 29/05/2008 12h46min

Ministros de 60 países se comprometem com WWF a deter desmatamento até 2020

Governantes estão reunidos na Alemanha em convenção sobre diversidade biológica

Ministros do Meio Ambiente de 60 países assinaram em Bonn (Alemanha) uma declaração da ONG Fundo Mundial da Natureza (WWF, na sigla em inglês) pela qual se comprometem a trabalhar para conter o desmatamento até 2020.
 
O recolhimento das assinaturas aconteceu nesta quinta-feira, dia 29, durante a 9ª Conferência das Partes (COP9) da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas (CDB), que termina nesta sexta-feira, dia 30, em Bonn.

Segundo a WWF, esse compromisso contribuirá para proteger a biodiversidade, deter a mudança climática e garantir o bem-estar da população.

– A WWF espera que os governos se envolvam no desafio que é reduzir a zero o desmatamento até 2020 – afirmou o diretor-geral da WWF International, James Leape.

Leape pediu que outros países sigam o exemplo de Alemanha, África do Sul, Peru, México, Colômbia e Indonésia, e se comprometam com o cumprimento desta meta.

O diretor-geral da WWF International voltou a pedir à Conferência das Partes (COP) para que adote a "meta de desmatamento zero" em sua declaração final.

– Os governos precisam agir imediatamente, ou iremos perder ainda mais florestas vitais para manter a nossa qualidade de vida – acrescentou Leape, que lembrou que cerca de 90% da biodiversidade da Terra está concentrada em florestas e selvas.

O ritmo de desmatamento, que gera 20% das emissões de dióxido de carbono (CO2) do planeta, atingiu um nível alarmante, segundo a WWF, com uma perda mundial de perto de 13 milhões de hectares ao ano, o que equivale ao desaparecimento de 36 campos de futebol por minuto.

 

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.