Notícias

 | 28/05/2008 20h42min

Meirelles diz que momento é de atenção na economia mundial

Presidente do Banco Central comparou situação atual com a da década de 1970

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou hoje que "o momento é de atenção" em relação à economia mundial e que o risco presente é semelhante ao que ocorreu na década de 1970, quando o choque do petróleo gerou inflação de custos em um ambiente de políticas monetárias suaves que permitiram que estes custos se propagassem para outros preços da economia.

— Isso custou caro para trazer a inflação a patamares aceitáveis — afirmou em audiência pública na Comissão Mista do Orçamento no Congresso Nacional.

Ele destacou, no entanto, que há diferenças importantes entre a situação atual e os anos 1970 e mencionou especificamente o compromisso dos bancos centrais mundiais com a estabilidade de preços e o fato de a maioria dos BCs ser hoje formalmente independente.

— Essa é uma diferença substancial — disse, ao destacar que a probabilidade maior é que os BCs hoje tomem providências para evitar uma alta mais forte na inflação. Meirelles afirmou que "16 ou 17 países já subiram os juros".

O presidente do BC assinalou que existe uma mudança importante no mundo. Segundo ele, desde a década de 1990 o mundo passava por um processo de redução das taxas de inflação por conta das mercadorias importadas da China e de serviços da Índia, bem como da incorporação de mão-de-obra barata da Europa Oriental.

— Mas isso já mostra um sinal de arrefecimento — disse, ao destacar ainda que há uma incorporação significativa de pessoas no mercado consumidor mundial que tem levado à escassez de recursos naturais e à alta de preços de alimentos e matérias-primas.

Meirelles destacou que a preocupação maior, que até bem recentemente era a ameaça grave de recessão, passou a ser com a inflação.

— O Fed já dá sinais de se preocupar com isso — afirmou.

Segundo ele, vai levar ainda algum tempo para que se perceba se a crise do mercado imobiliário dos EUA chegou ou não ao "piso". Por outro lado, ele destacou que a crise no mercado de crédito já dá sinais de ter se estabilizado, depois que os bancos reconheceram prejuízos e se capitalizaram. O cenário básico de Meirelles para a economia americana é, segundo ele, de baixo crescimento, mas não se pode eliminar a possibilidade de uma recessão.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.