Notícias

 | 28/05/2008 12h02min

Anistia relata preocupação com impactos de obras do PAC próximas a aldeias

Documento sugere que povos são vítimas de violações aos direitos humanos

Embora o relatório anual da Anistia Internacional, divulgado nesta quarta-feira, dia 28, em Londres, destaque a criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), voltado a melhorias na infra-estrutura básica do Brasil, como principal sustentáculo da política do governo federal, o documento também menciona a preocupação manifestada por organizações não-governamentais com o impacto causado por projetos de pavimentação de estradas e de construção de represas próximo a terras indígenas.

O relatório analisa a situação do cumprimento dos direitos humanos em 150 países. Ainda de acordo com o documento, os povos indígenas também são alvos de diversas violações de direitos humanos, principalmente em Mato Grosso do Sul.

Segundo o pesquisador da organização sobre temas relacionados ao Brasil, Tim Cahill, por causa de interesses econômicos e políticos, os índios da etnia Guarani-Kaiowá, que vivem na região, são um exemplo de tribo que tem sofrido ataques violentos, além de serem mortos por guardas particulares contratados por empresas ou por latinfundiários.

– Se não houver reforço [da parte dos governos] do reconhecimento dos direitos constitucionais dos povos indígenas, eles continuarão a sofrer violação dos direitos humanos – destacou.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.