Notícias

 | 26/05/2008 19h16min

Brasil vai procurar governos do Chile e União Européia para retomar vendas de carne

Estados que terão status de zona livre de aftosa reestabelecido querem reconquistar mercados

A partir desta terça-feira, quando a Organização Internacional de Saúde Animal irá anunciar oficialmente a reconquista do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação por 10 Estados e Distrito Federal, representantes do agronegócio brasileiro devem iniciar contatos com os governos do Chile e de países integrantes da União Européia para reabrir estes mercados à carne bovina.

Conforme o secretário de Agricultura de São Paulo, João Sampaio, o objetivo é retomar o quanto antes as vendas para estes países, interrompidas desde 2005, quando um foco de aftosa atingiu Mato Grosso do Sul e Paraná. Sampaio integra a comitiva brasileira que está em Paris, na França, para participar da 76ª Sessão Geral plenária da OIE (na sigla em inglês).

Os Estados beneficiados pela medida são Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.

– Apenas São Paulo deixou de ganhar algo como US$ 1,5 bilhão em dois anos e meio. O Estado seguiu exportando, mas com o embargo da OIE alguns países que compravam nossa carne deixaram de comprar. São Paulo buscou novos mercados e não perdeu dinheiro, mas deixou de ganhar mais com o seu produto – afirmou Sampaio durante entrevista ao programa Mercado & Companhia.

De acordo com o secretário, o anúncio da OIE não vai garantir a retomada imediata das exportações que estavam embargadas, mas vai valorizar o produto brasileiro. Em relação à continuidade do embargo à carne de Mato Grosso do Sul, Sampaio está otimista sobre a reabertura de mercados em breve.

– Mato Grosso do Sul está fora apenas momentaneamente. Na verdade a OIE pediu ao governo brasileiro e ao governo de MS alguns documentos que comprovem que os procedimentos sanitários adotados foram adequados. Imaginamos que até o meio de julho o Estado também terá seu status reestabelecido.
 
A decisão deve ser publicada na próxima semana, quando foram divulgados os anais do congresso da OIE.

– E nós vamos seguir executando ações de reforço da sanidade – destacou.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.