Notícias

 | 26/05/2008 10h18min

Agência de classificação de risco diz que dívida elevada impede Brasil de crescer mais

Avaliação é da Standard & Poor's , que elevou o país ao grau de investimento

O Brasil terá dificuldades para elevar os atuais níveis de crescimento econômico se não conseguir aprovar reformas importantes, como a tributária e previdenciária. Para a diretora da agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P), Lisa Schineller — a mulher que ajudou a promover o país ao grau de investimento — daqui para a frente o maior desafio do governo é melhorar a política fiscal, atrair mais investimento e expandir a atividade econômica.

— Nossa avaliação é que nas condições atuais o nível de crescimento sustentável do País ficará entre 4% e 4,5% — disse.

— O Brasil ainda não tem habilidade de crescer 5,4% por ano — completou.

Ela reconhece que a parte fiscal é um dos pontos mais fracos do rating do Brasil.

— Uma redução mais profunda teria um impacto mais favorável no ritmo de crescimento e facilitaria um nível maior de investimento. As reformas podem ajudar o País a ter uma economia mais forte."

Apesar da elevada dívida, Lisa esclarece que a S&P concedeu o grau de investimento pela combinação de uma série de outros indicadores, como a "impressionante" melhora da vulnerabilidade externa, compromisso de uma política pragmática fiscal e monetária e nível de crescimento mais sustentável.

Além disso, há maior segurança para o investidor de que o governo tem capacidade de honrar compromissos, avalia Lisa, que acompanha o rating do Brasil há nove anos.

— Em quase uma década de política consistente na parte macro, as mudanças foram surpreendentes, com inflação baixa e melhora nas contas fiscais e externas.

Tudo isso foi levando em conta no momento de inserir o Brasil no clube de países considerados mais seguros. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.