Notícias

 | 24/05/2008 14h38min

Chefe máximo das Farc estaria morto, diz ministro colombiano

Morte de Manuel Marulanda teria acontecido em 22 de março

O chefe máximo e fundador das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Manuel Marulanda, conhecido como Tirofijo, estaria morto, afirmou o ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, em entrevista à revista Semana, que começa a circular amanhã.

O diretor da publicação, Alejandro Santos, revelou hoje que a morte de Tirofijo teria acontecido em 22 de março e que a notícia veio de uma fonte "que nunca falhou". O líder rebelde, com cerca de 80 anos, teria morrido de infarto.

Marulanda dirige as Farc há mais de 40 anos. O governo colombiano está tentando confirmar a informação. Nos últimos anos, a morte de Tirofijo foi anunciada diversas vezes, mas em todas elas se comprovou, posteriormente, que ele seguia vivo.

O cabeça das Farc é considerado o guerrilheiro ativo "mais velho do mundo", nasceu em Gênova, um povoado do departamento de Quindío, centro-oeste, em 12 de maio de 1930. Segundo alguns de seus biógrafos, ganhou seu apelido por sua boa pontaria e, segundo reza a lenda, "onde põe o olho, põe a bala".

ZEROHORA.COM COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
EFE / 

Fotografia de 2001 mostra Manuel Marulanda, conhecido como Tirofijo
Foto:  EFE


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.