Notícias

 | 24/05/2008 09h10min

Soja Inox chegará às lavouras na safra 2009/2010

Variedade que controla ferrugem asiática foi desenvolvida por pesquisadores em Mato Grosso

Aguardada pela maioria dos sojicultores do país, a Soja Inox deve chegar às lavouras na safra 2009/2010. A cultivar tem como principais características a resistência ao fungo causador da ferrugem da soja, boa adaptação às condições do cerrado brasileiro e boa produtividade, permitindo assim uma diminuição no número de aplicações de fungicidas na cultura da oleaginosa.
     
Resultado de sete anos de trabalho de pesquisa do Programa de Melhoramento Genético de Soja da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso e da Tropical Melhoramento Genético, a Soja Inox – que recebeu este nome em alusão ao tipo de aço que não enferruja usado para produzir utensílios domésticos – estará disponível na próxima safra para produção de sementes e na seguinte para a produção de grãos. 

De acordo com a Fundação MT, a Soja Inox significa economia para o produtor, uma vez que a ferrugem asiática compromete a produtividade do grão. A doença já causou um prejuízo de US$ 11 bilhões nos últimos cinco anos ao país, segundo dados do Consórcio Anti-ferrugem – grupo de especialistas que se reúne desde 2004 para discutir estratégias de controle, demandas para a pesquisa e treinamentos para técnicos e sojicultores. 

Até este mês, de acordo com a Embrapa, a safra 2007/2008 registra 2,1 mil focos de ferrugem. O Paraná é disparado o Estado com maior número de registros (cerca de mil), seguido pelo Mato Grosso do Sul (538) e por Goiás (238).

A doença

A ferrugem asiática da soja é uma praga causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Conforme dados do Ministério da Agricultura, foi detectada pela primeira vez no Brasil na safra 2001/2002 no Paraná e já na safra 2003/2004 encontrava-se disseminada nos principais estados produtores da oleaginosa.

A forma como a praga foi introduzida no Brasil ainda não está clara, mas sabe-se que é facilmente disseminada pelo vento, seja para lavouras próximas ou a longas distâncias, o que impede a delimitação de sua área de ocorrência e conseqüentemente a implementação de ações preventivas com base no princípio da exclusão.

GOVERNO DE MATO GROSSO, EMBRAPA E MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
Pedro Silvestre   / 

Ferrugem asiática, provocada por um fungo, já causou prejuízo de US$ 11 bilhões ao país nos últimos cinco anos
Foto:  Pedro Silvestre


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.