Notícias

 | 18/05/2008 17h40min

Ministros destacam os 150 anos de Santa Maria

Grau fez um discurso recheado de emoção, enquanto Jobim ficou nas manifestações mais técnicas

Deni Zolin  |  deni.zolin@diariosm.com.br

O que era para ser um debate sobre a ação dos ministérios, no sábado à tarde, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, acabou se transformando em uma homenagem emocionada aos 150 anos de Santa Maria feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o santa-mariense Eros Grau.

Já o ministro da Defesa, Nelson Jobim, também nascido "na mesma cidade, na mesma rua, na mesma quadra e na mesma calçada de Grau" — a hoje Avenida Presidente Vargas — apresentou o plano de estruturar as Forças Armadas e a idéia de reforçar a presença militar onde hoje ela é mais importante: nas fronteiras com países vizinhos.

Depois de lembrar que saiu de Santa Maria ainda jovem porque o pai passou em um concurso público, Eros Grau rememorou mais de uma dúzia de nomes de pessoas que fizeram parte de sua infância na cidade. Bastante emocionado, o ministro chegou a chorar ao dizer.

— Me levaram daqui. O pai foi, mas eu gostaria de ter ficado. Eu estarei sempre voltando, porque aqui é o meu lugar — desabafou Eros Grau, arrancando aplausos da platéia.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, também ressaltou o orgulho que sente pela cidade, mas preferiu se ater ao tema da palestra. Em uma longa explanação, Jobim afirmou que, após a redemocratização, em 1985, a sociedade e o governo se distanciaram dos militares por causa da imagem dos tempos da ditadura.

— Porque era um jogo de pedir orçamento, aumentar aqui e acolá, suprir alguns equipamentos do poder militar, mas sem nenhuma perspectiva de visão de defesa. E nós dizíamos ao presidente Lula que era necessário rever esse equívoco. O presidente se convenceu e determinou a criação de um comitê para desenvolver um programa de estratégia nacional de defesa — afirmou.

Uma das idéias citadas por ele foi a necessidade de fortalecer e criar unidades militares no oeste do país, para resguardar as fronteiras.

O peemedebista Nelson Jobim, que está no governo petista de Lula, disse que não vai participar da campanha dos candidatos do PMDB e do PT à prefeitura de Santa Maria. Mas disse quem apoiará.

— Vou apoiar o PMDB. Sou do PMDB, o que que eu vou fazer? — disse Jobim.

Marina Chiapinotto, especial  / 

Nelson Jobim e Eros Grau estiveram em Santa Maria no último sábado
Foto:  Marina Chiapinotto, especial


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.