Notícias

 | 13/05/2008 21h03min

Carlos Minc aceita a vaga no Ministério do Meio Ambiente, diz telejornal

Ele será o substituto de Marina Silva, que pediu demissão

O deputado estadual, secretário do Ambiente do governo do Rio, Carlos Minc (PT), aceitou o convite para ocupar a vaga de ministro do Meio Ambiente, segundo informou o Jornal Nacional. Minc substitui Marina Silva, que pediu demissão nesta terça-feira.

Minc vai integrar o grupo de ministros do governo Lula que participou da resistência armada à ditadura militar — os demais são Dilma Rousseff (Casa Civil) e Franklin Martins (Comunicação Social), além do ex-ministro José Dirceu. Ele ficou preso e exilado entre Cuba, Chile, França e Portugal durante dez anos, entre 1969 e 1979, quando retornou ao Brasil, após a anistia.

Minc começou na vida política aos 15 anos como líder estudantil do grêmio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Um ano mais tarde, assumiu a vice-presidência da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Ames) e se engajou na resistência à ditadura como integrante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8).

Fundador do Partido Verde com o atual deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986, em coligação com o PT.

Reeleito, já pelo PT, em 1990, 1994 e 1998, está no sexto mandato consecutivo, que deixou para assumir a Secretaria do Meio Ambiente do Rio a convite do governador Sérgio Cabral (PMDB).

No seu site pessoal, Minc descreve sua atuação na política como a luta em defesa da "preservação ambiental, por uma política de segurança moderna e democrática, pela defesa dos direitos de cidadania das mulheres, negros e homossexuais, por mais verbas para a cultura, pela saúde da população e do trabalhador e por mais democracia nas escolas".

Professor-adjunto do Departamento de Geografia da UFRJ, tem mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris I - Sorbonne.

Em 1989, recebeu o prêmio Global 500, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) aos que se destacam mundialmente nas lutas em defesa do meio ambiente.

Minc também é escritor. Publicou Como Fazer Movimento Ecológico (Editora Vozes; 1985) e A Reconquista da Terra (Editora Zahar; 1986), entre outros. Nascido em julho de 1951, no Rio de Janeiro, é casado e pai de dois filhos. Com informações do site G1.

Ignácio Ferreira, Divulgação  / 

Atualmente, Minc é secretário do Ambiente do governo do Rio
Foto:  Ignácio Ferreira, Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

13/05/2008 18h26min
Carlos Minc deve substituir Marina Silva no Meio Ambiente
13/05/2008 18h18min
Governo tenta segurar Marina Silva no ministério
13/05/2008 15h59min
Ministra Marina Silva pede demissão do cargo
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.