Notícias

 | 12/05/2008 19h28min

Mato Grosso registra a segunda maior produção de soja desde 2004

Estado colheu 17,66 milhões de toneladas do grão

Dados apurados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea) registra que na safra 2007/08 Mato Grosso produziu 17,66 milhões de toneladas de soja. Para especialistas no assunto, esta foi a segunda maior safra da história, se comparado à safra de 2004 quando foi colhido 17,94 milhões de toneladas e semeado 6,16 milhões de hectares.

A expectativa era que o Estado colhesse um pouco mais do que o esperado, só que as condições climáticas prejudicaram alguns produtores mato-grossense no início e no final da safra. Um outro agravante foi a proliferação da ferrugem asiática. A área plantada nesta safra foi de 5.609,703 hectares.

- Para nós também foi uma surpresa chegar nesses dados. Podemos observar que o fator climático e tecnologia marcaram a diferença nesta safra-, disse Maria Amélia Tirloni, analista de grãos e fibras do Imea.

No levantamento do Imea a região mato-grossense que mais tem se destacado em produtividade, foi o Médio Norte com 3.220 saca por hectare (sc/ha). A região foi responsável por 42% da safra em todo o Estado, com isso, o destaque individual de produtividade se deu aos municípios de Sorriso (3.330 sc/ha) e Lucas do Rio Verde que alcançou 3.300 quilo por hectare. Com uma área total de 575 mil hectares, do município, Sorriso consolidou-se, mais uma vez, como o maior município produtor de soja do mundo ao produzir 1,9 milhões de toneladas.

FAMATO
Camila Tornquist, Canal Rural / 

Mato Grosso colheu 17,66 milhões de toneladas do grão
Foto:  Camila Tornquist, Canal Rural


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.