Notícias

 | 04/05/2008 10h05min

Rossi supera Pedrosa no MotoGP da China e quebra jejum

Italiano realizou corrida impecável e só foi ameaçado em alguns momentos por Dani Pedrosa

Valentino Rossi não vencia há sete corridas na MotoGP, mas correspondeu às expectativas ao se livrar do tabu no Grande Prêmio da China. Grande figura dos primeiros treinos livres ao qualifying da corrida em Xangai, o italiano realizou corrida impecável e só foi ameaçado em alguns momentos pelo espanhol Dani Pedrosa.

Na prova disputada na madrugada de sábado para domingo (horário de Brasília), Rossi, como lhe é peculiar, não realizou boa largada, perdendo a segunda posição que havia conquistado para Casey Stoner. No entanto, o australiano permaneceu à frente por poucos metros, sendo ultrapassado em seguida.

Ao piloto da Fiat Yamaha parecia que apenas restava ultrapassar o pole polisition Colin Edwards, mas ninguém contava com Dani Pedrosa. O espanhol, que largou na quinta posição, foi galgando postos até o fim da segunda volta, quando aproveitou a reta dos boxes para ultrapassar de uma só vez tanto Rossi quanto Edwards.

Para não deixar o líder do Mundial se desvencilhar, o italiano logo mostrou agressividade para se livrar do norte-americano, partindo para cima de Pedrosa. Após alguns ataques, o pentacampeão da categoria assumiu a liderança, para não perdê-la mais, na quinta volta.

Daí em diante, o espanhol sempre tentou ameaçar Rossi, chegando próximo da ultrapassagem ao colocar de lado na décima volta. Entretanto, a maior velocidade de reta da Yamaha impedia a concretização das manobras.

Desse modo, o italiano seguiu com o representante da Repsol Honda no retrovisor até a 18ª volta, quando uma seqüência de bons tempos o fez abrir um segundo de vantagem. Essa diferença só viria aumentar até a linha de chegada (quando chegou perto da casa dos quatro segundos), proporcionando um fim de corrida tranqüilo para Rossi, que viu seu jejum de vitórias encerrado – não vencia desde o Grande Prêmio de Portugal, em setembro do ano passado.

De quebra, o piloto vê mais próxima a ponta da classificação geral – chegou aos 72 pontos, contra 81 de Pedrosa, que passou a ser líder isolado. Entre os dois, na segunda posição do Mundial com 74 pontos, aparece Jorge Lorenzo, que teve muito a comemorar no dia em que completou 21 anos de idade.

Companheiro de Rossi, o espanhol sofreu grave acidente nos treinos livres de sexta-feira, fraturando o tornozelo esquerdo e machucando seriamente o direito. As lesões chegaram a colocar em xeque a sua continuidade no fim-de-semana chinês, mas, mesmo no sacrifício, ele conseguiu realizar grande corrida para ficar com a quarta posição.

Claramente sem as melhores condições físicas, Lorenzo fazia prova discreta até a sétima volta, quando começou a impor seguidas ultrapassagens. Ocupando o oitavo lugar, sua primeira vítima foi Edwards, que havia perdido contato na ponta após escapar da pista ligeiramente úmida; em seguida, o então líder do campeonato passou por Nicky Hayden na 11ª volta, e, três giros depois, repetiu o feito para cima de Marco Melandri.

Heróico, o espanhol comemorou muito o quarto lugar, só ficando atrás de Stoner, que realizou uma prova praticamente sozinho ao completar 13s atrás do segundo colocado. O australiano soma agora 56 tentos e mantém o quarto posto na classificação.

Já seu companheiro de equipe, Melandri, também comemora bastante o quinto lugar. O italiano fazia temporada ruim e já tinha sua permanência na equipe principal da Ducati coloca em dúvida. Antes da posição obtida na China, o melhor resultado do piloto no ano eram um 11º posto, na prova que abriu o ano no Catar.

GAZETA PRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.