Notícias

 | 29/04/2008 18h20min

Número de declarações do IR entregues à Receita ultrapassa 20 milhões

Cerca de 4,5 milhões de contribuintes ainda não fizeram a prestação de contas. Prazo termina nesta quarta-feira

Atualizada às 19h51min

Faltando cerca de 24 horas para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, aproximadamente 4,5 milhões de contribuintes ainda não fizeram a prestação de contas no país.

Segundo a Receita Federal, o total de documentos enviados ultrapassou os 20 milhões. Até as 18h desta terça-feira, haviam entregado a declaração 20.252.942 contribuintes. A Receita espera receber, neste ano, 24,5 milhões de documentos. No Rio Grande do Sul, 1.678.159 contribuintes já declararam até as 18h e a Receita espera receber cerca de 2 milhões de declarações.

Para quem decidiu enviar os dados pela internet, o prazo termina às 20h desta quarta-feira. A declaração também pode ser entregue em disquete, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, ou em formulários nas agências dos Correios.

Apesar de informar que o sistema tem capacidade de processar mais de 3 milhões de declarações diariamente, a Receita aconselha ao contribuinte não deixar para declarar na última hora, a fim de evitar congestionamentos.

O programa de preenchimento e envio da declaração pode ser baixado a qualquer hora no site da Receita. A transmissão dos dados, no entanto, fica fora do ar da 1h às 5h.

Multa

Deve declarar o Imposto de Renda Pessoa Física quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 15.764,28 em 2007. Quem perder o prazo pagará multa de 1% sobre o valor do IRPF por mês de atraso. A multa não será inferior a R$ 165,74 e nem superior a 20% do imposto devido.

Você ainda tem dúvidas? Confira o guia da declaração clicando aqui!

AGÊNCIA BRASIL E ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.