Notícias

 | 28/04/2008 20h58min

Comissão de Ética Pública pede explicações a Dilma sobre dossiê

Ministra terá 10 dias, a partir da notificação, para responder ao pedido do órgão

A Comissão de Ética Pública, órgão da Presidência da República, deu um prazo de 10 dias para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, apresentar explicações sobre o vazamento de informações sigilosas sobre gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O tema foi discutido na reunião desta segunda-feira, mas o prazo começa a valer a partir da notificação da ministra.

O órgão agiu em resposta a um pedido de PSDB e Democratas no caso do suposto dossiê, que teria sido produzido na Casa Civil, e consta dados sigilosos sobre os gastos corporativos de Fernando Henrique, da ex-primeira-dama Ruth Cardoso e até da chef de cozinha do Palácio do Alvorada Roberta Sudbrack.

A ministra reconhece que a Casa Civil está compilando os dados corporativos dos últimos 10 anos, mas nega que tenha vazado o suposto dossiê para alimentar uma disputa política entre governo e oposição no Congresso.

Pesca

A Comissão de Ética Pública também deu prazo de 10 dias para que o ministro da Pesca, Altemir Gregolim, apresente explicações sobre acusações de que teria feito campanha para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em eventos no interior do Pará, em outubro de 2006. Ele é acusado de fazer uso eleitoral da máquina pública durante a campanha presidencial de 2006.

Na reunião desta segunda, o órgão arquivou o processo contra o ministro das Comunicações, Hélio Costa, sobre o caso de transferência de uma rádio de sua propriedade para o nome da mulher de um subordinado. A transferência teria ocorrido após Costa ter assumido o ministério.

O presidente da Comissão, Sepúlveda Pertence, afirmou que o caso foi arquivado porque o ministro respondeu estar impedido de atuar na rádio. As informações são do site G1.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.