| 28/04/2008 12h09min
A Petrobras está entre as empresas de petróleo e gás do mundo que são exemplo de transparência nas informações publicadas sobre seus faturamentos, diz o relatório Promovendo a Transparência na Receita, divulgado hoje em Londres pela Transparência Internacional.
Segundo a quantidade de informações publicadas pelas 42 companhias estudadas, elas foram classificadas em três categorias: alta, intermediária e baixa.
Além da Petrobras, apenas um terço das empresas analisadas foram classificadas no nível de maior transparência: Petróleos Mexicanos (Pemex), British Gas, Shell e StatoilHydro.
Estas empresas se caracterizam por oferecer números detalhados por países de operação.
Na América Latina, o único país que não entrou na lista de companhias de hidrocarbonetos mais confiáveis foi a Venezuela.
— A mensagem da América Latina é positiva. Suas companhias lideram a transparência — declarou a autora do relatório,
Juanita Olaya.
Ela disse que os governos da região não
limitam a informação que as empresas podem publicar e afirmou que a Venezuela é uma exceção.
A estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) se encontra na terceira categoria, que reúne as empresas que, segundo a Transparência Internacional, oferecem menor quantidade de informações.
— No caso da PDVSA, há muito que se fazer. Teria que melhorar a informação que ela publica sobre os pagamentos de direitos — destacou Olaya.
A autora do relatório afirmou que a PDVSA cumpre um papel muito importante no país, pois, além de produtora, funciona como reguladora do setor.
Olaya disse que o problema da Venezuela não é só a PDVSA, já que as companhias estrangeiras encontram dificuldades para divulgar grande parte da informação devido a cláusulas de confidencialidade impostas pelo Governo.
Segundo Olaya, neste ponto, ganha importância a regulação dos países de origem das empresas estrangeiras, que pode obrigá-las a facilitar a
informação.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.