| 22/04/2008 18h13min
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta terça-feira, dia 22, que o preço pago pelo Brasil ao Paraguai pela energia da hidrelétrica de Itaipu é justo.
De acordo com o ministro, o Brasil não cogita alterar o tratado de Itaipu, mas poderá analisar uma possível alteração da tarifa.
– Se o Paraguai tem uma reivindicação a fazer examinaremos com todo cuidado como sempre fizemos – disse.
O Brasil paga atualmente US$ 45,31 pelo megawatt-hora de Itaipu. Segundo Lobão, o valor está dentro do que se pratica no país atualmente.
Fernando Lugo
O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, disse que governará com um gabinete de consenso, delineando uma "política externa diferenciada", buscando a "integração latino-americana". Para ele, o preço da energia que o Paraguai dá ao Brasil tem que ser "justo".
– Achamos que o preço da energia que o Paraguai dá à Argentina e ao Brasil tem que ser um preço justo. O preço justo é o preço de mercado, e não o preço de custo – disse Lugo, em referência aos excedentes de energia que cede aos países vizinhos.
Ele afirmou ainda que "ninguém pode negar relações justas e eqüitativas no marco da racionalidade".
O futuro governante deverá tomar posse em 15 de agosto, enquanto os membros do Congresso assumirão em 1º de julho. O pleito também serviu para eleger governos departamentais, senadores, deputados e titulares do Parlamento do Mercosul, estes pela primeira vez.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.