Notícias

 | 21/04/2008 09h10min

Fernando Lugo vence eleições presidenciais no Paraguai

Ex-bispo católico encerrou 61 anos de domínio político do Partido Colorado

O ex-bispo católico Fernando Lugo foi eleito presidente do Paraguai nas eleições realizadas neste domingo, dia 20. Com a vitória, Lugo encerra um período de 61 anos de domínio político do Partido Colorado no país. O presidente eleito do paraguai venceu as eleições com larga vantagem sobre a candidata governista Blanca Ovelar. Segundo o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai.

A vitória de Fernando Lugo foi comemorada pelas ruas de Assunção, capital paraguaia. A sede do Panteão dos Heróis, no centro da cidade, foi o principal cenário da festa dos correligionários do ex-bispo católico. Em discurso, o novo presidente paraguaio, que assumirá o governo no dia 15 de agosto, se comprometeu a realizar um governo marcado pela honestidade e chamou os eleitores de heróis.

Ao reconhecer a derrota do Partido Colorado,  o atual presidente, Nicanor Duarte, disse que carregará parte da responsabilidade pelo resultado negativo. Ele garantiu uma transferência tranqüila de poder, mas afirmou que será um forte crítico do governo Fernando Lugo no Poder Legislativo, já que lidera a lista de candidatos do Partido Colorado ao Senado.

Do sacerdócio à política

Fernando Lugo tem 56 anos. ele nasceu em 30 de maio de 1951, na cidade de San Solano, localizada a 400 quilômetros da capital, Assunção. A vida religiosa começou em 1970, quando ingressou no Noviciado dos Missionários do Verbo Divino, cujos primeiros votos professou em 1972 e os votos perpétuos, em 1975.

Ordenado sacerdote em 1977, foi designado para trabalhar no Equador para trabalhar na diocese de Bolívar, onde começou a ter contato com a chamada Teologia da LIbertação, linha de pensamento que tem como um dos principais líderes, o brasileiro Leonardo Boff.Em 1982, Lugo voltou ao Paraguai e, no ano seguinte, foi para Roma, onde concluiu estudo em Doutrina Social da Igreja, graduando-se pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Foi ordenado bispo em 1994 e rapidamente começou a se destacar como figura política da oposição ao Partido Colorado. Em 2006, anunciou que deixaria a batina de lado e fundou o movimento Resistência Cidadã, que reunia os principais partidos de oposição, além de centrais sindicais e movimentos civis.

A candidatura presidencial foi oficializada no ano passado. Mesmo caractarizado como candidato de esquerda, Fernando Lugo venceu as eleições presidenciais paraguaias sustentado por uma aliança de nove partidos, incluindo legendas con tendências consideradas de centro e de centro-direita.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.