| 18/04/2008 14h23min
Ao encerrar a 30ª Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), nesta sexta-feira, dia 18, o diretor-geral da entidade, Jacques Diouf, defendeu a criação de um programa para acabar com a fome ao qual chamou “Hambre Cero”, baseado no Fome Zero, em toda a América Latina e no Caribe.
Diouf apoiou ainda uma política de investimento em agricultura familiar que proporcione aos pequenos produtores de países em desenvolvimento o acesso a sementes e fertilizantes e assegure aos consumidores pobres o direito de comprar alimentos.
– De 30% a 40% da perda de colheita acontece por falta de armazenamento adequado – afirmou Diouf, referindo-se à falta de infra-estrutura de muitos sistemas de agricultura familiar.
Agricultura e biocombustíveis
Jacques Diouf considera que a baixa oferta de alimentos, tendo em vista que o estoque mundial é o mais baixo desde 1998, contribui muito mais para elevação dos preços do que a produção de biocombustíveis. Ele ressaltou que as mudanças climáticas e o incremento da demanda por comida em países emergentes também influenciaram a alta.
O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Célio Porto, foi enfático ao afirmar que “a primeira prova de que o conflito entre biocombustíveis e alimentos não é um problema brasileiro, foi a safra recorde de grãos no ano passado e a previsão de aumento para este ano.”
Ainda sobre o tema, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, afirmou que as 21 delegações que participaram dos cinco dias de conferência são a favor de não perder a oportunidade da iniciativa. No entanto, ressaltou que produção de biocombustíveis “deve estar subordinada a uma política clara de segurança alimentar”.
Todos os temas abordados durante o evento servirão de base para a Cúpula Mundial sobre a Segurança Alimentar, que será realizada em Roma (Itália), entre os dias 3 e 5 de junho deste ano. O evento reunirá chefes de Estado e de governo e já tem confirmada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.