Notícias

 | 15/04/2008 17h54min

América do Sul terá centro virtual para prevenir impactos meteorológicos

Especialistas do Brasil, da Argentina, do Paraguai e Uruguai vão debater o assunto em Curitiba

Especialistas e dirigentes dos Serviços Nacionais de  Meteorologia e Hidrologia e da Defesa Civil do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai debaterão a criação de um Centro Virtual de Vigilância, Previsão e Alerta Antecipado de Eventos Meteorológicos Severos na América do Sul, entre esta quarta-feira, dia 16, e sexta-feira, dia 18, em Curitiba. Eles participarão do workshop promovido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O encontro será no Instituto Tecnológico (Simepar) e terá o apoio da Agência Estatal de Meteorologia da Espanha, que custeou a vinda dos convidados estrangeiros. O objetivo do Centro Virtual é prevenir e mitigar o impacto dos fenômenos meteorológicos adversos sobre as populações atingidas - como o Furacão Catarina, ocorrido em 2004.

Especialistas e dirigentes dos serviços nacionais de meteorologia da Costa Rica, Guiana, Suriname, Peru e Venezuela também acompanharão o encontro visando a  criação de um centro semelhante na parte norte da América do Sul.

Segundo o assessor do Inmet, Gilvan Fernandes Marcelino, a ocorrência de fenômenos meteorológicos severos e extremos sobre a Argentina, Paraguai e Uruguai e o sul do Brasil levou os Serviços Meteorológicos dos países da parte sul da América do Sul a discutir a criação do Centro Virtual para trabalhar em conjunto com os organismos de Defesa Civil de cada um dos países envolvidos, prevenir e mitigar o sofrimento das populações atingidas.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.