Notícias

 | 14/04/2008 09h30min

Vento chega a 178 km/h na Serra catarinense

Meteorologistas descartam possibilidade da ocorrência de tornado no domingo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de vento de até 178 km/h na tarde de domingo em Urubici, a 167 quilômetros de Florianópolis.

Segundo o meteorologista Daniel Calearo, da Epagri/Ciram, o vento intenso que atingiu parte do Estado é conseqüência da aproximação de uma massa de ar frio e seco, que vem da Argentina.

A diferença de pressão entre o sistema e a frente fria que estava sobre Santa Catarina teria causado a formação de correntes fortes, com ventos acima dos 100 km/h.

A condição causou destruição no Sul e na região Serrana do Estado na tarde e noite de domingo. Entre os mais atingidos estão Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, onde muitas casas foram destelhadas.

Na SC-438, na Serra do Rio do Rastro, o vento provocou estragos em residências, além de derrubar árvos e postes sobre a pista. Por este motivo, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) bloqueou a passagem de veículos no km 18, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.

Apesar das fortes rajadas e do nível de destruição, foi descartada a possibilidade da destruição ter sido causada pela formação de um tornado. 

— O registro de rajadas acima dos 100 km/h por um longo período difere da caracterização de um tornado — analisa Calearo, ressaltando que o fenômeno acontece em escala pequena (em pontos localizados).

Em Urubici, foram registradas as rajadas mais fortes. O vento atingiu 178 km/h na estação meteorológica do Inmet, instalada no Morro da Igreja, a 1810 metros de altitude.

Na região, cidades como Siderópolis (111 km/h), Celso Ramos (119 km/h) e São Joaquim (99 km/h) também registraram rajadas intensas.

Técnicos da Epagri/Ciram e da Defesa Civil Estadual visitam São Joaquim e regiões próximas na manhã desta segunda-feira para avaliar os estragos causados pelo vendaval.

A previsão indica a possibilidade de novos vendavais entre a próxima noite e madrugada de terça-feira nas regiões mais ao Norte do Estado, devido ao deslocamento da frente fria em direção ao Sudeste do país. A chegada da massa de ar polar derruba as temperaturas em todas as regiões.

A previsão do tempo para as principais cidades de SC

DIARIO.COM.BR
Alvarélio Kurossu / 

Pedra parou sobre a pista na Serra do Rio do Rastro
Foto:  Alvarélio Kurossu


Notícias Relacionadas

13/04/2008 22h51min
Vendaval provoca destruição na Serra e no Sul
13/04/2008 16h24min
Vendaval provoca interdição na Serra do Rio do Rastro
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.