Notícias

 | 14/04/2008 07h23min

Nova York derruba bolsas asiáticas

Xangai perde 5,62% e Shenzhen 7,39%

Os mercados da Ásia fecharam no território negativo. A queda ocorrida sexta-feira nos mercados de Nova York, que trouxe à tona novamente os temores de uma recessão na economia norte-americana, derrubou as bolsas da região.

A maior perda porcentual ocorreu na China, que também contribuiu para influenciar negativamente outros mercados da região. Na Tailândia, a Bolsa de Bangcoc esteve fechada por ser feriado. As fortes perdas em Wall Street e o balanço do primeiro trimestre da americana General Electric mais fraco do que o esperado fizeram a Bolsa de Hong Kong fechar em baixa. O índice Hang Seng perdeu 856,59 pontos, ou 3,5% e fechou aos 23.811,20 pontos.

O persistente crescimento da base monetária M2, as declarações do presidente do Banco Central, Zhou Xiaochuan, de que o aumento da taxa de juros permanece como opção para combater a inflação e esfriar a economia, e a queda em Wall Street levaram as Bolsas da China à maior baixa porcentual nos últimos dois meses e meio.

O índice Xangai Composto caiu 5,6% e fechou aos 3.296,67 pontos, a maior queda diária desde 28 de janeiro, quando o índice desabou 7,2%. Já o Shenzhen Composto perdeu 6,3% e encerrou aos 1.009,16 pontos. Yuan - A queda na taxa de paridade central dólar-yuan - de 7,0012 yuans para 6,9993 yuans - fez a moeda chinesa se valorizar em relação à unidade norte-americana no final do pregão. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,9990 yuans, abaixo do fechamento de sexta-feira, que foi de 7,0065 yuans.

A queda da Bolsa de Taipé, em Taiwan, foi menos intensa do que no restante dos mercados asiáticos, graças às expectativas positivas resultantes do encontro entre o vice-presidente eleito da ilha, Vincent Siew, com o presidente da China, Hu Jintao, no final de semana, disse Bill Huang, da KGI Securities. O índice Taiwan Weighted recuou 0,2% e fechou aos 8.892,68 pontos.

Na Coréia do Sul, o mercado cedeu influenciado pelas ações de empresas ligadas à China, que apresentaram declínios devido aos temores de que uma recessão nos EUA irá atingir o crescimento econômico chinês, especialmente das empresas exportadoras. A queda das Bolsas da China também contribuiu para o mau desempenho do mercado local. O índice Kospi da Bolsa de Seul caiu 1,9% e fechou aos 1.746,71 pontos, o pior fechamento desde 2 de abril.

O mercado filipino registrou a sétima queda consecutiva, puxada pelo desempenho das bolsas americanas e pela falta de estímulos para compras. Assim, os investidores continuaram a realizar lucros, e o índice PSE Composto da Bolsa de Manila caiu 0,8%, fechando aos 2.918,27 pontos.

O resultado da General Electric no primeiro trimestre, abaixo das expectativas do mercado, e a queda em Wall Street atingiram a Bolsa de Sydney, na Austrália. O índice S&P/ASX 200 recuou 1,8% e fechou aos 5.342,4 pontos. A Bolsa de Cingapura recuou fortemente, com os investidores abalados pela queda em Wall Street e o inesperado fraco resultado da General Electric no primeiro trimestre, além das péssimas perspectivas para 2008.

Internamente, o sentimento do mercado foi afetado ainda por preocupações quanto às companhias locais. O índice Straits Times perdeu 2,7% e fechou aos 3.042,96 pontos. Na Indonésia, o índice composto da Bolsa de Jacarta caiu 1,4% e fechou aos 2.272,47 pontos, devido às preocupações com a crise global de crédito e à alta da inflação doméstica. Na Malásia, o índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur recuou 1,1% e fechou aos 1.233,43 pontos. As informações são da Dow Jones.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.