Notícias

 | 11/04/2008 06h36min

Maioria dos senadores se diz contra terceiro mandato, aponta enquete

Folha de São Paulo consultou 76 dos 81 parlamentares

Uma enquete realizada e publicada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de São Paulo aponta que a maioria dos senadores são contra a proposta de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao total, foram ouvidos 76 dos 81 senadores, sendo que oito não quiseram participar e um declarou-se indefinido. Dos 67 senadores que opinaram, 65 rejeitam a idéia de alterar a Constituição para permitir a reeleição.

Wellington Salgado (PMDB-MG) e João Ribeiro (PR-TO) foram os únicos que defenderam mais um mandato para o petista. Além disso, 60% dos senadores são favoráveis a acabar com a possibilidade de reeleição e defendem a ampliação dos mandatos dos atuais quatro anos para cinco anos, a partir de 2010.

Uma emenda constitucional precisa do apoio de 49 dos 81 senadores para ser aprovada. A discussão sobre um terceiro mandato surgiu após o vice-presidente, José Alencar, manifestar apoio à idéia, no dia 1° de abril. O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) cogitou a intenção de apresentar emenda constitucional para permitir que Lula fique 12 anos no governo. O parlamentar, no entanto, ainda não começou a colher as 171 assinaturas necessárias para apresentar seu projeto. Apesar da manifestação do vice-presidente, que comparou Lula ao ex-presidente americano Franklin Delano Roosevelt - que ganhou um terceiro mandato e teve o direito de governar por 12 anos -, Lula se manifestou contra a idéia de reeleição.

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.