Notícias

 | 08/04/2008 17h02min

Mais três municípios decretam situação de emergência no Oeste

Guaraciaba, Maravilha e Paraíso enfrentam problemas devido a estiagem

Darci Debona  |  darci.debona@diario.com.br

Subiu para 32 o número de municípios em situação de emergência no Oeste devido a estiagem. Nesta terça-feira, três municípios decidiram pelo decreto: Guaraciaba, Maravilha e Paraíso.

Guaraciaba também é o sétimo município em racionamento. De acordo com o chefe da agência regional da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), em São Miguel do Oeste, Fredy Westerich, a barragem do Lajeado Jacu está praticamente seca e houve redução na vazão dos poços artesianos que abastecem a cidade. Por isso estão sendo realizadas manobras de registros, onde a população recebe água em torno de 12 horas por dia.

O secretário de Administração de Guaraciaba, Tarcísio Hanauer, disse que, com o decreto, a prefeitura vai tentar buscar recursos para compensar as perdas. O impacto maior no interior é a redução de 30% na produção do leite. Cerca de 10 propriedades estão sem água e outras estão abrindo bebedouros com o auxílio de máquinas da prefeitura.

Em Paraíso há perdas significativas nas lavouras. De acordo com o secretário de Administração, Alfredo Spier, o prejuízo é de 50% na lavoura de soja, 20% no milho e 30% na produção de leite. Ele afirmou que praticamente 100% das mil propriedades do município estão sofrendo com a estiagem. Em Maravilha há perdas no interior mas a situação mais crítica é na área urbana. A população recebe água de 24 em 24 horas.

— A situação é complicadíssima — afirmou o presidente Defesa Civil Municipal e comandante dos Bombeiros, sargento Alcimar Lauer.

Como os bombeiros perderam um caminhão tanque no acidente de outubro do ano passado na BR-282, onde morreram 27 pessoas, e outro está na oficina, sobrou apenas um veículo para o transporte de água. A prioridade é o Hospital São José e as escolas. São seis cargas diárias de oito mil litros cada. Com a decretação de emergência, a expectativa é que a prefeitura contrate mais um caminhão-pipa e também máquinas para abrir bebedouros no interior.

No primeiro trimestre de 2008 choveu apenas 47% da média normal, segundo levantamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), em Chapecó.

Raquel Heidrich / 

Barragem em Chapecó está quase seca
Foto:  Raquel Heidrich


Notícias Relacionadas

07/04/2008 22h39min
Mais um município em racionamento no Oeste
03/04/2008 23h29min
Estado de emergência em municípios com estiagem
03/04/2008 22h37min
Estiagem no Oeste reduz volume de rios
20/03/2008 02h50min
Verão catarinense foi de extremos
11/03/2008 08h12min
Chuvas amenizam estiagem no Oeste de SC
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.