Notícias

 | 05/04/2008 03h57min

Petrobras espera resposta de compra da rede Esso

A Petrobras espera receber a qualquer momento resposta da gigante petrolífera norte-americana Exxon Mobil sobre sua proposta de comprar a rede de postos de combustíveis Esso no Brasil e no Chile. Ontem, intensificaram-se os rumores no mercado de que a estatal brasileira fechará o negócio, avaliado em cerca de US$ 1 bilhão.

Segundo participantes próximos da negociação, a proposta foi apresentada em conjunto com a distribuidora de combustíveis mineira AleSat e o Bradesco. A estatal teria feito parceria com a AleSat para evitar grande concentração pela Petrobras Distribuidora (BR), que detém 41,6% do mercado de combustíveis do país, sem considerar os postos da Ipiranga no Norte, Nordeste e Centro-oeste, adquiridos no ano passado em parceria com Braskem e Ultra. Caso venha a adquirir a rede Esso, a participação da BR vai superar os 50%.

Ontem, durante reunião do conselho de administração da Petrobras, o presidente da companhia, José Sergio Gabrielli, disse que ainda não havia recebido, até aquele momento, qualquer resposta da Exxon. Oficialmente, Petrobras, Esso e AleSat não quiseram se pronunciar.

A Exxon está vendendo ativos de distribuição em diversas partes do mundo, inclusive na América Latina (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile). Segundo técnicos do setor, a empresa decidiu concentrar suas atividades em exploração e produção de petróleo. A marca Esso foi a primeira multinacional de petróleo a se instalar no Brasil, em 1912.

Do portfólio de ativos da Esso na América Latina, só deve ficar de fora do negócio a Esso na Argentina, já que a companhia desistiu de se desfazer desses ativos. A desistência ocorreu depois que o governo argentino estipulou que apenas empresários locais poderiam adquirir a empresa.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.