Notícias

 | 02/04/2008 11h01min

Fed admite perspectiva de recessão

Ben Bernanke disse em pronunciamento que condições devem melhorar no segundo semestre

Atualizada em 08/04/2008 às 06h02min

Pela primeira vez desde o início da crise de crédito nos Estados Unidos, em agosto do ano passado, o presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, Ben Bernanke, apontou nesta quarta-feira para a perspectiva de uma recessão, destacando que a economia do país poderá se contrair no primeiro semestre deste ano. As condições, no entanto, devem melhorar no segundo semestre, quando o plano fiscal do governo começar a produzir efeito e pressupondo-se que os mercados de moradia e crédito vão se estabilizar, disse Bernanke, em pronunciamento preparado para o congresso.

As incertezas, no entanto, são elevadas, disse ele, e há riscos de desaceleração maior. Os cortes no juro e os esforços do Fed para ampliar a liquidez também ajudam, disse. Bernanke defendeu ainda o papel do Fed no resgate do banco de investimentos Bear Stearns, embora tenha admitido que essa ação tenha levantado difíceis questões de política pública.


— Parece provável que o Produto Interno Bruto real (PIB) não vá crescer muito, se for, no primeiro semestre do ano, e pode até se contrair levemente — disse, ponderando que a situação pode melhorar a partir de julho, mas que "a incerteza dessa previsão é um tanto elevada e os riscos continuam negativos".

Segundo ele, as preocupações com o emprego e a renda, "junto com o declínio no valor das residências e com as condições de crédito apertadas, causaram uma desaceleração considerável nos gastos dos consumidores". Os gastos das empresas também diminuíram, acrescentou. Bernanke disse que o Fed cortou o juro "substantivamente mais" em resposta à desaceleração. Agora, os Fed Funds estão em 2,25% ao ano, uma redução de três pontos percentuais desde setembro. Esses cortes, assim como os esforços para impulsionar a liquidez nos mercados de crédito "irão ajudar a promover o crescimento com o tempo e mitigar os riscos à atividade econômica", disse ele.

Agência Estado
Shawn Thew, EFE  / 

Bernanke no Congresso, entre John Boehner e o legislador republicano Roy Blunt
Foto:  Shawn Thew, EFE


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

02/04/2008 10h35min
Ibovespa sobe e opera acima dos 63 mil pontos
02/04/2008 10h17min
Dólar abre em queda na BM&F
31/03/2008 10h38min
Bovespa abriu em alta, mas já recua 0,7%
29/03/2008 19h43min
EUA preparam novas medidas em resposta a crise
14/03/2008 13h28min
Bush admite que economia dos EUA passa por "momento difícil"
03/03/2008 08h13min
Fed e Copom estão na mira dos investidores
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.