Notícias

 | 31/03/2008 14h53min

Ex-presidente diz que governo argentino é irresponsável com produtores

Para Carlos Menem, províncias devem atuar com firmeza

O ex-presidente da Argentina, Carlos Menem, chamou de teimosia a postura do atual governo em manter o clima de confronto com o setor agropecuário. Para ele, a administração Cristina Kirchner submete o país a uma tensão nunca exprimentada.

– Diante dos graves perigos para a paz interna que esse comportamento irresponsável provoca, é imprescindível que as províncias façam ouvir sua voz – destacou Menem, em comunicado divulgado no domingo.

Na opinião do ex-presidente, que governou o país entre 1989 e 1999, as províncias da Argentina devem incentivar o governo nacional para que escute a exigência do campo. Os produtores querem a suspensão do aumento dos impostos para a exportação de grãos, estabelecido pelo Executivo no dia 11 de março.

– Os governadores devem atuar com decisão e harmonia para que o Estado atenda aos veementes pedidos das forças de trabalho e da produção de nosso campo, que saíram em protesto contra essa administração que é uma administração 'de poucos'.

Menem avaliou que os governantes argentinos estão fechados em uma "bolha de arrogância". Ele advertiu que a situação atual acendeu uma crise que explodirá nas províncias. Menem acredita que os impostos à exportação aplicados depois de seu governo são "negativos".

O setor agropecuário reafirmou nesta segunda sua "vocação para o diálogo" com o governo argentino para resolver o conflito iniciado há 18 dias, embora tenha ratificado a retomada da mobilização no sábado.

- O campo segue dialogando - indicou o setor por meio de um comunicado assinado pela Sociedade Rural Argentina (SRA), a Federação Agrária Argentina (FAA), as Confederações Rurais Argentinas (CRA) e o Coninagro, as quatro maiores entidades do campo em litígio com o Executivo.

AGÊNCIA EFE

Notícias Relacionadas

31/03/2008 13h08min
Produtores argentinos armam bloqueio total na Rodovia do Mercosul
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.