Notícias

 | 26/03/2008 08h46min

Hugo Chávez defende produção venezuelana de etanol

Presidente do país falou a jornalistas em conferência internacional

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, defendeu nessa terça a produção local de etanol, com o apoio do Brasil e de Cuba, mas diferenciou esses projetos da "loucura" que, em sua opinião, os Estados Unidos promovem no campo dos biocombustíveis.

Chávez argumentou que a Venezuela procura produzir etanol para utilizá-lo, em um percentual reduzido, na produção de gasolinas verdes, algo que seria "muito diferente da proposta" do presidente dos EUA, George W. Bush, de utilizar alimentos para obter energia.

O governante fez a declaração durante uma conferência com jornalistas estrangeiros em Caracas, após se dizer surpreso com que veículos de comunicação qualificassem como uma bomba a informação de que seu governo promove a produção local de etanol.

– Não é segredo que a Venezuela constrói um conjunto de projetos para etanol, e é o Brasil que está nos ajudando, e Cuba também, há vários anos – declarou o presidente venezuelano, crítico do uso de alimentos como milho e açúcar para produzir biocombustíveis.

– A Venezuela quer etanol para substituir o chumbo de tetraetilo na gasolina, porque é um elemento que contamina muito, e produzir a gasolina verde – explicou Chávez.

– Isso é um tema muito diferente da proposta de Bush de utilizar o milho, o trigo, e, a última loucura que ouvi, as árvores – afirmou Chávez e considerou que os planos do governante dos EUA foram um dos fatores que produziu a alta no preço dos alimentos no mundo.

Os planos do Governo americano no tema dos biocombustíveis também são "muito diferentes dos desenvolvidos dessa matéria pelo Brasil", acrescentou.

Segundo dados oficiais, a Venezuela constrói desde o ano passado 15 usinas de etanol com tecnologia do Brasil e Cuba.

O ministro das Relações Exteriores venezuelano, Nicolás Maduro, disse em abril passado durante uma visita a Brasília que a Venezuela "precisa de uma grande quantidade" de etanol para processar os 3,2 milhões de barris de petróleo que produz diariamente.

AGÊNCIA EFE
 David Fernández, EFE  / 

Hugo Chávez defendeu a produção venezuelana de etanol em conferência com a imprensa
Foto:  David Fernández, EFE


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.