Notícias

 | 18/03/2008 06h38min

Preço da terra no país subiu 16,5% no último ano, diz FNP

Entre janeiro e fevereiro, preço médio por hectare ficou em R$ 4 mil

O cenário altamente favorável ao agronegócio, favorecido por preços internacionais recordes, puxa os preços da terra no país, que voltaram a registrar novas valorizações no primeiro bimestre do ano. É o que mostra o mais recente estudo do Instituto FNP.

Em janeiro e fevereiro, o preço médio da terra foi a R$ 4 mil por hectare no Brasil, com valorização acumulada de 26% nos últimos 36 meses. Em um período mais curto - de 12 meses - , a alta foi de 16,5%. Nos últimos 12 meses, as maiores elevações ocorreram nas regiões Norte (26,9%), Centro-Oeste (23,6%), Nordeste (21,3%), Sul (16,3%) e Sudeste (11,4%).

Segundo os analistas do IFNP José Vicente Ferraz e Jacqueline Dettmann Bierhals, as terras para cultivo de grãos são as que mais têm movimentado o mercado, principalmente nas fronteiras agrícolas. E os preços estão bastante elevados, principalmente porque a soja é um dos patamares de negociação.

Como a oleaginosa vive momentos de preços recordes tanto no mercado interno quanto no externo, acaba empurrando para cima o valor das terras destinadas ao grão. Essa disparada dos preços faz com que haja poucos negócios à vista.

Além de incentivos internos para a valorização, as áreas de grãos também são disputadas por investidores estrangeiros, principalmente de fundos. Mesmo que esses negócios acabem não se realizando, a própria prospecção torna o mercado especulativo. A presença de estrangeiros na compra de terras começa a ser mais bem avaliada, inclusive com audiência pública no Senado.

Ao contrário dos grãos, a cana-de-açúcar segue em ritmo lento. Após ter puxado as valorizações nos últimos anos, a procura por terras diminuiu devido à redução de preços do açúcar e do álcool.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.