Notícias

 | 17/03/2008 21h01min

Ministro afirma que Colômbia está "sempre" disposta a se reunir com Equador

Fernando Araújo reconheceu que ainda não houve nenhuma reunião bilateral

O ministro de Relações Exteriores colombiano, Fernando Araújo, afirmou nesta segunda-feira que seu governo "sempre está disposto a se reunir" com o Equador para restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países "imediatamente".

Ele fez as declarações durante um recesso da 25ª Reunião de Ministros de Assuntos Exteriores realizada hoje na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Araújo disse que "enviou todo tipo de mensagens" ao Equador, "no sentido de que é interesse do governo colombiano restabelecer as relações diplomáticas imediatamente", mas reconheceu que ainda não houve nenhuma reunião bilateral.

Sobre isso, o ministro de governo equatoriano, Fernando Bustamante, disse que uma reunião bilateral com a Colômbia teria que ocorrer em um "marco de confiança", para o que será preciso haver "progressos" sobre os quais se possa trabalhar.

Araújo se reuniu com o ministro de Exteriores venezuelano, Nicolás Maduro, e "presenciou um enorme interesse" por parte do governo do presidente Hugo Chávez de "que as relações entre ambos os países retornem ao nível de normalidade" que tinham antes da crise e afirmou que a Colômbia compartilha "deste interesse".

Apesar da reunião entre ambos os chanceleres, que aconteceu no domingo, ainda "não há data" para retomar definitivamente as relações diplomáticas entre Colômbia e Venezuela, mas ficaram "de trabalhar sobre este tema", explicou Araújo.

Já o governo de Quito anunciou que não retomará suas relações diplomáticas com Bogotá enquanto a Colômbia mantiver o que considera uma "campanha midiática" contra o Equador, disse hoje o ministro coordenador de Segurança Interna e Externa equatoriano, Gustavo Larrea.

Ele anunciou em entrevista coletiva que o Equador apresentará uma queixa à Colômbia por divulgar "falsa informação" à imprensa desse país, em relação a uma foto publicada hoje pelo jornal El Tiempo de Bogotá.

Na imagem aparece Raúl Reyes, um dos líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) mortos na ofensiva colombiana em território equatoriano realizada em 1º de março, com outra pessoa que o periódico indica que seria Larrea.

O ministro destacou que enviou uma carta ao jornal para que retifique, já que, na foto, fornecida pela polícia colombiana, não seria ele ao lado de Reyes, e sim Patrício Echegaray, secretário-geral do Partido Comunista da Argentina.

 

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.