Notícias

 | 13/03/2008 21h12min

Alta no valor da carne ameniza perdas com queda da exportação para a UE

Em janeiro e fevereiro Brasil vendeu volume 16,5% menor, mas arrecadou 16,9% a mais

O embargo parcial à carne bovina brasileira provocou queda de 19% na quantidade vendida para a União Européia no primeiro bimestre de 2008. Foram comercializadas 76,6 mil toneladas em janeiro e fevereiro, com receita de US$ 237,38 milhões. Embora o volume negociado tenha sido menor, o valor arrecadado foi 14% superior aos dois primeiros meses de 2007.

– A redução do volume exportado para a Europa já era esperado, mas foi compensando em parte pela alta nos preços da carne vendida para o bloco e pela diversificação de mercados que o produto brasileiro alcançou – disse o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Marcus Vinícius Pratini de Moraes, durante coletiva concedida nesta terça, dia 13, em São Paulo.

Pratini destacou que as vendas de carne in natura que iam para a Europa serão substituídas por vendas de carne industrializada, principalmente a cozida e congelada. Os efeitos dessa substituição ainda não puderam ser percebidos em fevereiro, mas já começarão a se destacar na divulgação dos dados do próximo mês.

Dados da Abiec também revelam que nos dois primeiros meses do ano as vendas para a Rússia recuaram 45%, caindo para 65,5 mil toneladas; os negócios com o Egito caíram 43%, para 28,8 mil toneladas, e o comércio com a Argélia foi reduzido em 19%, para 10,5 mil toneladas. Conforme o diretor-executivo da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, muitos países reduziram as compras em função da alta nos preços da carne bovina brasileira.

O total exportado pelo Brasil nos dois primeiros meses do ano chegou a 362,1 mil toneladas – 16,5% menos que em igual período de 2007. A queda no volume foi compensada pela alta no valor arrecadado: US$ 806,9 milhões, ou 16,9% a mais do que no passado.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.