Notícias

 | 11/03/2008 16h55min

Estimativa de renda agrícola para 2008 supera expectativas

Descontada a inflação, rendimento previsto é 14,4 % superior ao obtido em 2007

Os principais produtos agrícolas projetam uma renda de R$ 143,03 bilhões em 2008, a maior estimativa feita até hoje no Brasil. As lavouras de cana-de-açúcar, milho e de soja representam 57,3% desse valor. Descontada a inflação, a renda prevista é superior em 14,4 % à obtida no ano passado (R$ 125 bi).

Os números são resultados do estudo comparativo do acompanhamento mensal da renda agrícola realizado pelo coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques, a partir de dados do Levantamento Sistemático da Produçao agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e dos Preços Recebidos pelos  Produtores, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

– A maior parte dos produtos deve ter este ano uma situação melhor em termos de renda em relação ao ano passado – avalia Gasques.

– O destaque é para o aumento da renda do arroz, laranja, batata inglesa, café, feijão, mamona, milho, pimenta do reino e soja. Mas o aumento mais importante deve ser do feijão, cuja renda deverá ser 85,4 % maior que a de 2007 – ressalta o coordenador.

Alguns produtos deverão sofrer uma redução de renda, em relação ao ano passado: algodão herbáceo, banana, cacau, cana, fumo, tomate, trigo e uva. Para esses produtos, os preços ou os volumes interferem e podem diminuir valores em relação a 2007.

Uma situação favorável de preços e também de maior quantidade de produto a ser obtido para o aumento da renda agrícola estimada para 2008. Gasques lembra que a safra para este ano, prevista pela Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab), vinculada ao Mapa, é de 139,3 milhões de toneladas de grãos, superior em 5,8 % à do ano passado.

Os preços internacionais favoráveis, os baixos estoques mundiais de alguns produtos, o aumento da demanda mundial de alimentos e a pressão dos biocombustiveis, são os principais fatores que têm colocado os preços de grãos, e também de carnes, em patamares elevados em relação aos outros anos, observa Gasques. O valor de desempenho da agricultura é importante, pois sinaliza para o mercado qual o comportamento e a tendência das commodities.

Cálculo

A renda agrícola foi calculada multiplicando o volume da produção da safra agrícola pelo preço recebido pelos produtores nas principais praças do país. O valor real da renda (descontada a inflação) é obtido pelo Índice Geral de Preços -Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.