Notícias

 | 03/03/2008 10h06min

Dados dos EUA derrubam Bolsas da Ásia

Mesmo com abalos, China fecha em alta

O crescimento dos temores de uma recessão nos EUA, após a divulgação de fracos números da economia norte-americana na semana passada, provocou fortes quedas nos mercados asiáticos. A exceção foram as Bolsas da China, com os investidores animados com expectativas de que o governo atue para a estabilidade do mercado. As crescentes preocupações sobre a estagflação nos EUA e as incertezas sobre os resultados do HSBC, cujos números seriam divulgados após o fechamento do mercado, fizeram a Bolsa de Hong Kong apresentar baixa. O Hang Seng perdeu 746,70 pontos (queda de 3,1%) e fechou aos 23.584,97 pontos.

Esperanças de novas políticas de incentivo ao mercado acionário por parte do governo, como a redução de taxas, fizeram as Bolsas da China fechar em alta pelo segundo pregão seguido, apesar do declínio nos demais mercados asiáticos. O índice Xangai Composto subiu 2,1% e encerrou aos 4.438,27 pontos, com pesado volume de negociações. Já o Shenzhen Composto ganhou 2,7% e terminou aos 1.410,58 pontos. A desvalorização do dólar em relação ao euro e ao franco suíço levou o yuan a fechar em alta sobre a moeda norte-americana no fim do pregão. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 7,1041 yuans, abaixo do fechamento de sexta-feira, que foi de 7,1115 yuans.

O mercado taiwanês iniciou a semana em queda, seguindo Wall Street. O índice Taiwan Weighted da Bolsa de Taipé recuou 1,8% e fechou aos 8.262,87 pontos. Na Coréia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul recuou 2,3% e terminou aos 1.671,73 pontos, com fraco volume de negociações. Após três pregões consecutivos de elevação, a Bolsa de Manila, nas Filipinas, recuou. O índice PSE Composto caiu 1,6% e encerrou aos 3.079,99 pontos, perdendo a maior parte dos ganhos obtidos na última semana. Os participantes do mercado australiano reagiram negativamente aos resultados decepcionantes das empresas locais e ao desempenho de Wall Street. Além disso, há expectativas de aumento da taxa de juros pelo Reserve Bank of Australia (o banco central local) após o final de sua reunião de política monetária, amanhã. O índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney recuou 3% e fechou aos 5.405,8 pontos.

A péssima performance em Wall Street deixou os investidores relutantes em entrar no mercado em Cingapura, fazendo o índice Straits Times recuar 3,3% e fechar aos 2.926,55 pontos. O mercado indonésio tende a continuar a correção por conta do pessimismo global devido ao crescimento das preocupações sobre a economia norte-americana. O índice composto da Bolsa de Jacarta cedeu 2,6% e fechou aos 2.652,31 pontos. O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, perdeu 2% e encerrou aos 1.330,61 pontos.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.