Notícias

 | 03/03/2008 08h54min

Exigência de direitos é entrave no acordo da Vale

Acionista da Xstrata exige contrato de 10 anos para fechar a venda

A trading Glencore, principal acionista da mineradora anglo-suíça Xstrata, exige um contrato de 10 anos de direitos de comercialização de minerais para fechar a venda da empresa para a Vale, segundo informações do jornal britânico The Sunday Times. A Vale, ainda de acordo com a publicação, oferece à Glencore um contrato de cinco anos — excluindo o minério de ferro, o principal produto da mineradora brasileira. As negociações entre as duas empresas chegaram na semana passada à beira do fracasso, exatamente por causa dessa discordância.

— Chegamos ao nosso limite — disse na sexta-feira o presidente da Vale, Roger Agnelli. — Dependemos da Glencore para continuar construindo esse acordo — afirmou, confirmando que uma disputa sobre direitos de comercialização detidos pela Glencore na Xstrata é o maior obstáculo ao acordo.

Conforme outro jornal britânico, o Sunday Telegraph, a Glencore teme perder sua maior fonte de receita — boa parte do lucro de US$ 6 bilhões da empresa vem dos direitos de comercialização de produtos da Xstrata, como o níquel. O diário também informa que as negociações entre a Vale e a Glencore, que haviam sido interrompidas na semana passada, depois do impasse, foram retomadas. A Xstrata confirma as negociações.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.