Notícias

 | 02/03/2008 19h08min

Tromba-d'água é registrada em Santa Catarina

Turistas e moradores da Grande Florianópolis foram surpreendidos por fenômeno

Moradores e turistas registraram a formação de uma tromba d'água em praias da Grande Florianópolis no final da tarde deste domingo. O fenômeno foi de Governador Celso Ramos até a Ilha do Francês, em frente à Praia de Canasvieiras, na parte norte da Ilha de Santa Catarina.

Segundo testemunhas que estavam em Palmas, em Governador Celso Ramos, o fenômeno ocorreu a cerca de 200 metros da areia.  

O casal Dayane Cristina de Matos, 18 anos, e Evandro Silva da Rosa, 21 anos, estava em um mirante próximo a praia quando observaram a tromba d'água. Evandro chegou a ver uma lancha bem próxima do local.

Do mirante, localizado a quase um quilômetro de distância da praia, o casal conseguiu ver muitas pessoas surpresas com a formação, que se assemelhava a um tornado e podia ser visto de longe.

— Muitos pararam o carro para ver — contou.

Fenômeno imprevisível

De acordo com a meteorologista Francine Gomes, da Epagri/Ciram, o fenômeno ocorreu associado à forte chuva que caiu na região.

— A tempestade se formou por causa do forte calor e da elevada umidade do ar. Um núcleo de instabilidade originou a tromba d'água, que é um tornado sobre o mar — conta a meteorologista.

Ela explicou que esse tipo de fenômeno não é previsível.

— Eles se formam muito rapidamente, e dissipam muito rápido também. É muito comum de acontecer no verão. Agora, as pessoas têm mais acesso à tecnologia e conseguem registrar.

Para os próximos dias, a previsão é de que as condições persistam. Os dias devem ter muito sol com pancadas de chuva típicas de verão nos fins de tarde e noite.

A previsão do tempo para as principais cidades de SC

DIÁRIO CATARINENSE E DIARIO.COM.BR
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.