Notícias

 | 27/02/2008 08h30min

Comissão Européia impõe multa à Microsoft de 899 milhões de euros

Empresa americana é acusada de violar as regras de concorrência

A Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) anunciou hoje a imposição de uma multa de 899 milhões de euros à Microsoft por a empresa não ter cumprido as obrigações determinadas em 2004 para corrigir violações às regras de concorrência.

Bruxelas considera que o gigante americano cobrou preços excessivos a seus concorrentes para ceder informações essenciais sobre seus softwares, a fim de que outras empresas fabricassem produtos compatíveis. Em 2004, após concluir que a Microsoft tinha abusado de sua posição de domínio no mercado da informática — por isso determinou outra sanção de 497,2 milhões de euros —, o órgão executivo da União Européia (UE) estabeleceu que a companhia devia oferecer essa informação às outras empresas.

Essa decisão foi apoiada pelo Tribunal de Justiça da UE em setembro do ano passado, mas, segundo Bruxelas, a Microsoft só começou a cumpri-la adequadamente em 22 de outubro do ano passado. Em comunicado divulgado em Bruxelas, a Microsoft anunciou que está analisando a decisão da CE.

— Estamos revisando a ação da Comissão. A Comissão anunciou em outubro de 2007 que a Microsoft tinha cumprido sua decisão de 2004, por isso estas multas se referem a coisas passadas que foram resolvidas — diz a nota.

— Como mostramos na semana passada, mediante nossos novos princípios de interoperabilidade e ações específicas para aumentar a abertura de nossos produtos, estamos nos concentrando em passos que melhorarão as coisas no futuro — acrescentou.

A comissária de Concorrência da UE, Neelie Kroes, disse em entrevista coletiva que a multa de hoje pune o descumprimento entre março de 2004 e outubro de 2007, e não tem a ver com as duas novas investigações abertas recentemente contra a Microsoft, também por abuso de posição dominante. Kroes disse que, ao adotar durante mais de três anos preços excessivos devido à cessão de informação essencial, a companhia americana desincentivou a inovação no mercado de programas de informática.

Com relação à histórica quantia da multa, a comissária disse que é proporcional à gravidade e duração das práticas anticoncorrência.

— Poderíamos ter ido mais longe — acrescentou Kroes, acrescentando que, com esta sanção, a Comissão quer deixar claro que não quer promessas, "mas cumprimento".

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.