Notícias

 | 25/02/2008 18h55min

Governistas e oposição travam batalha no primeiro dia da CPI do Detran

Relator chegou a deixar o local por discordar do presidente da comissão

Leandro Fontoura  |  leandro.fontoura@zerohora.com.br

No primeiro dia de depoimentos da CPI do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Assembléia Legislativa (AL), em Porto Alegre, governistas e oposição travaram nova batalha em torno da condução das investigações, sem chegar a acordo. O relator da comissão, Adilson Troca (PSDB), quer aprovar um cronograma de depoimentos, partindo do governo Antonio Britto até o atual comando do Detran.

O presidente da CPI, Fabiano Pereira (PT), quer ter acesso ao inquérito da Operação Rodin, da Polícia Federal (PF), que apurou a suposta fraude R$ 40 milhões no Detran nas gestões de Germano Rigotto (2003-2006) e Yeda Crusius. Enquanto os dois não chegam a um acordo, a CPI segue truncada.

Para tentar aprovar sua proposta de ordem de depoimentos, Troca apresentou para a comissão um requerimento assinado por outros seis parlamentares. Pereira negou a votação do requerimento do relator, explicando que o pedido fere o regimento da AL.

Com os ânimos exaltados, Troca chegou a se retirar da reunião, em protesto contra Pereira. Já o presidente da CPI afirmou que a intenção do relator seria a de retardar as apurações da comissão em relação à Operação Rodin.


Entre os deputados da oposição, o temor é que setores do governo empurrem os depoimentos dos indiciados pela PF por suposto envolvimento na fraude para os dias finais da CPI, com prazo muito pequeno para apurar eventuais fatos novos. Já os governistas alegam que os adversários da gestão Yeda Crusius querem usar a comissão apenas como palco político para desgastar o Palácio Piratini.

Sem conseguir votar a proposta de Troca, os governistas votaram contra e derrubaram todos os requerimentos apresentados por Pereira, entre eles o de acesso ao inquérito da PF após sua entrega à Justiça. O presidente da CPI afirmou que há uma manobra dos governistas para impedir que as investigações dos federais cheguem à comissão. Por enquanto, estão acertadas apenas as datas dos depoimentos de mais seis ex-dirigentes do Detran.

 

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.