Notícias

 | 17/02/2008 12h44min

Cinegrafista registra possível tornado em SC

Fenômeno teria ocorrido no sábado durante temporal que deixou uma pessoa ferida

Milena Schoeller, sucursal de praia e diario.com.br  |  milena.schoeller@rdgaucha.com.br

Um cinegrafista amador conseguiu flagrar um possível tornado no momento em que passava próximo de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, na noite deste sábado. O engenheiro agrônomo Decio Fernando Neuls estava na BR-101 quando viu a formação e começou a gravar as imagens:

— Fiquei surpreso, parecia um filme. Eu queria ficar parado para gravar, mas não sabia o que ia acontecer, pra que lado aquilo iria andar, que força tinha. Sabia que estava vendo algo diferente.

O meteorologista da Central RBS de Meteorologia Cléo Kuhn explica que o tornado se forma devido à conjunção de calor e umidade do mar, que dá origem a um tipo de nuvem chamado cúmulo-nimbos. Esta nuvem pode se transformar em um tornado, dependendo do relevo da região e dos ventos:

— É comum em qualquer época do ano, mas acontece com mais freqüência no verão aqui na região sul, no nosso litoral. É difícil conseguir imagens pois ele aparece e vai embora rapidamente. Não tem como prever pois é uma formação momentânea, que dura em média cinco minutos — explica Cléo Kuhn.

A Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram estudam a possível ocorrência do tornado. Segundo o meteorologista Daniel Calearo, é possível que o fenômeno tenha realmente ocorrido na região. O radar meteorológico da Epagri/Ciram registrou uma frente fria que passou pela região e provocou chuvas fortes. Ela pode ter influenciado na formação do tornado.

Mas a confirmação só será feita durante a semana, quando técnicos da Defesa Civil e meteorologistas da Epagri/Ciram forem até a região conversar com os moradores e analisar os destroços. Ele explicou que o tornado deixa sinais específicos, como objetos retorcidos.

Na noite do tornado, um temporal destelhou sete residências e deixou uma pessoa ferida em Tubarão. A chuva provocou estragos principalmente na localidade de Lajeado. Uma mulher teve uma perna fraturada ao ser atingida por uma porta, dentro de casa, devido ao vendaval. Árvores também foram derrubadas.

Reprodução / 

Fenômeno foi registrado por cinegrafista amador
Foto:  Reprodução


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

16/02/2008 21h03min
Temporal destelha casas em Tubarão, Sul de SC
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.