Notícias

 | 12/02/2008 19h40min

Múcio: governo admite erro sobre cartões

Avaliação seria compartilhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse nesta terça-feira que o governo cometeu um erro ao não atuar logo após a criação do Portal da Transparência para reprimir supostas irregularidades no uso dos cartões corporativos, informa o site G1. Segundo ele, a avaliação é compartilhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro disse que era preciso ter feito um processo melhor de fiscalização em cima dos gastos:

— Era preciso ter dito ao funcionário que o gasto não foi feito corretamente. Talvez se tivéssemos feito isso logo no começo os problemas não teriam se acumulado.

Múcio recebeu para um almoço os líderes da base aliada na Câmara e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). No encontro, o ministro explicou porque o governo tomou a decisão de aceitar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista com deputados e senadores. De acordo com ele, deputados aliados usaram o argumento do ano eleitoral para dizer que se sentiram alijados do processo e que apoiariam a CPI na Câmara.

— Para evitar duas investigações, achamos por bem fazer uma só — explicou, negando que tenha havido acordo entre governo e oposição para poupar de investigação os gastos dos presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Reforma tributária

Múcio disse ainda que os trabalhos da CPI atrapalharão o andamento legislativo da Câmara. O articulador político do Palácio do Planalto citou como exemplo a dificuldade de se aprovar por completo as reformas tributária e política.

— Em anos pares, dificilmente reformas são aprovadas. Elas ficam para os anos ímpares. É possível que o Congresso pince alguns temas para tentar votar antes — disse, citando os anos eleitorais (pares), e afirmando que a reforma tributária será apresentada na próxima semana aos representantes dos partidos aliados no Congresso.

Antonio Cruz, ABr  / 

Ministro da Secom, Franklin Martins, e Múcio se reúnem com líderes partidários no Congresso
Foto:  Antonio Cruz, ABr


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

12/02/2008 17h15min
Governo desafia oposição e quer comando total de CPI dos Cartões
12/02/2008 16h19min
PPS deve questionar sigilo de gastos com cartão no STF
12/02/2008 14h51min
Escândalo do cartão é maior que o mensalão, diz Roberto Jefferson
12/02/2008 13h31min
CPI dos Cartões não pode parar Senado, defende PSB
12/02/2008 12h28min
Gaúcho é indicado pelo PMDB para presidir CPI dos Cartões
12/02/2008 09h30min
CPI dos Cartões: gastos da família de FHC e Lula serão investigados, diz senador
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.