| 12/02/2008 14h57min
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, recebeu nesta terça-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Saint Georges de l'Oyapock, na fronteira da Guiana Francesa com o Brasil, onde os dois terão um encontro de trabalho.
Lula cruzou o rio Oiapoque, que separa o Brasil do território ultramarino francês, de navio, acompanhado dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, dos Transportes, Alfredo Nascimento, e do Meio Ambiente, Marina Silva.
Lula desembarcou às 11h30min (12h30min em Brasília) e passou em revista um pelotão de soldados da Legião Estrangeira, e depois se dirigiu com Sarkozy para a sede da prefeitura de Saint Georges de l'Oyapock, onde terão uma reunião de trabalho.
Os presidentes aproveitarão o encontro para mostrar a maquete da ponte que unirá a cidade de Oiapoque (AP) com Saint Georges de l'Oyapock e permitirá a ligação de Caiena, capital da Guiana Francesa, e Macapá.
Lula e Sarkozy também tentarão aprofundar a
aliança estratégica entre Brasil e França e
abordarão assuntos conjunturais, como as negociações da Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), e os esforços em prol da libertação dos reféns da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Apesar de nenhum acordo estar previsto, os chefes de Estado assinarão uma declaração na qual estabelecerão as bases para uma cooperação mais estreita em defesa, podendo incluir a compra de material militar francês e aplicações civis de energia nuclear.
Os dois países têm em comum vários assuntos da agenda internacional. A França apóia inclusive a pretensão brasileira de se tornar membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e defende uma reforma do G8 para abrir a porta a países emergentes como o Brasil.
Após o encontro, os presidentes se dirigirão para o Quartel-General do 3º Regimento da Legião Estrangeira francesa para apresentar a maquete da ponte internacional, que terá 400 metros de extensão e custará
US$ 21,8 milhões.
Logo
depois, Lula e Sarkozy assinarão a declaração conjunta e participarão de um almoço oferecido pelo presidente francês, que se despedirá do presidente brasileiro no porto local.
Encontro foi realizado em Saint Georges de l'Oyapock, na fronteira da Guiana Francesa com o Brasil
Foto:
Wilson Dias, Abr
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.