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 | 27/01/2008 13h54min

Brasileiros impulsionam em 40% as vendas no Uruguai

Os produtos mais procurados são bebidas alcoólicas, artigos de perfumaria e eletrônicos

A invasão de turistas brasileiros para passar férias de verão no Uruguai ou fazer compras, favorecidos pelo câmbio com a moeda uruguaia, fez crescer entre 30% e 40% as vendas nas lojas livres de impostos (free shops) que ficam na fronteira. O crescimento nas vendas foi manifestado pelos proprietários e responsáveis por essas lojas nas cidades uruguaias de Rivera e Chuy, separadas das cidades brasileiras de Livramento e Chuí, respectivamente, por uma avenida internacional.

Um proprietário de loja disse que, até alguns meses, tinha 10 funcionários em seu estabelecimento, e que recentemente teve que contratar outros 15 para atender à demanda.

— Também para que os clientes não tenham que esperar, porque a concorrência está forte e, caso contrário, eles (os clientes) vão para outro lugar — afirmou.

Entre os principais produtos comprados por brasileiros nas lojas livres de imposto estão bebidas alcoólicas, artigos de perfumaria e produtos eletrônicos. A invasão de brasileiros na fronteira também influi positivamente nos restaurantes e hotéis da região, que estão trabalhando com capacidade quase esgotada.

Nos últimos meses, o governo uruguaio investiu US$ 450 mil numa campanha para promover os atrativos turísticos uruguaios no Brasil. Entre o final de 2007 e começo de 2008, cerca de 50 mil brasileiros entraram no Uruguai, quantidade 27% superior ao registrado um ano antes, segundo números oficiais, entre eles diversos cruzeiros com turistas brasileiros e de alto poder aquisitivo.

EFE
 
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