Notícias

 | 21/01/2008 18h56min

Construção da terceira pista no Aeroporto de Guarulhos é inviável, diz Jobim

Solução para o aumento de usuários seria a construção de um novo aeroporto

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta segunda que está descartada a construção da terceira pista no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

Em entrevista coletiva na qual explicou as novas medidas operacionais para o Aeroporto Internacional de Congonhas, na zona sul da capital paulista, Jobim disse que uma nova pista em Guarulhos seria "tecnicamente inviável", já que os poucos ganhos de eficiência não fariam jus aos custos financeiro e social da obra.

Segundo o ministro, a solução para atender ao aumento do número de usuários do Terminal São Paulo é, a longo prazo, a construção de um novo aeroporto, em local ainda a ser definido. Enquanto o novo aerporto não se torna realidade, a proposta do ministério é realizar obras que aumentem a capacidade operacional de Guarulhos e do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

— A alternativa para Guarulhos, que vamos implementar, é otimizar sua capacidade. Vamos reconfigurar o terminal de passageiros, o pátio de aeronaves, a disposição dos portões de embarque e desembarque e a utilização do terminal de cargas. Faremos saídas rápidas para permitir que os aviões possam deixar a pista tão logo pousem. Isso possibilitará um ganho (redução) no distanciamento entre as aeronaves (que pousam) — disse o ministro.

Jobim também explicou que a construção de dois novos terminais de passageiros em Guarulhos ajudaria, entre outras coisas, a resolver o problema de estacionamento de aeronaves, nas palavras do ministro, "o grande gargalo do local".

— O Terminal 3 está no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e nós pretendemos lançar o edital ainda neste semestre. A obra demoraria cerca de dois anos. Programaríamos para mais adiante a realização do Terminal 4 — concluiu.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.