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 | 15/01/2008 18h32min

Calçadistas brasileiros devem explorar nichos de mercado, diz italiano

Durante a Couromoda, Vitor Atioli propôs parceria para enfrentar calçadistas chineses

Carla Dutra, de São Paulo  |  carla.dutrazerohora.com.br

O presidente da Associação Italiana da Indústria de Calçados, Vitor Atiolo, ressaltou hoje na 35ª Couromoda — Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, em São Paulo, a importância de a indústria brasileira encontrar nichos de mercado para evitar a concorrência dos produtos chineses fabricados a baixo custo.

Ele salienta que a produção italiana está voltada a esse nicho e que, no país, praticamente não se fabrica mais para o consumidor médio. Na avaliação dele, o Brasil deve ir pelo mesmo caminho, deixar de produzir grandes volumes e se voltar a nichos específicos, como o de sapatos voltados ao conforto ou femininos que tenham valor agregado.

Empresário, Artioli fabrica calçados de alto luxo, vendidos por até 20 mil dólares. O dirigente também defendeu parcerias entre Brasil e países europeus, a fim de se proteger da concorrência chinesa.

Atioli também é presidente da Micam, feira realizada em Milão e considerada uma das maiores do setor em nível mundial.

 
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