Notícias

 | 15/12/2007 13h57min

Cappio mantém greve de fome, apesar de pedido do Vaticano

Bispo não se alimenta apenas de dois litros de soro por dia há 18 dias

O bispo Luiz Flavio Cappio, 61 anos, que mantém uma greve de fome contra a transposição do rio São Francisco, anunciou neste sábado que vai continuar seu jejum, apesar do pedido do Vaticano para que abandone o protesto. Neste sábado ele completa 18 dias de jejum tomando dois litros diários de soro.

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Cappio respondeu que está se esforçando para não ter de continuar com a "greve até o fim", pois não quer tornar-se um mártir.

Cappio está em greve de fome desde o último dia 27 para pedir que o governo interrompa as obras da transposição do rio São Francisco, que pretende levar água ao Nordeste por dois canais de um total de 740 quilômetros de extensão.

O projeto, orçado em cerca de US$ 3 bilhões, é uma das bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O bispo já tinha feito uma greve de fome em 2005 pelo mesmo motivo.

Na ocasião, abandonou o jejum no 11º dia a pedido do próprio Lula, que prometeu que modificaria o projeto para não prejudicar o entorno do rio, como pedem ecologistas, organizações sociais, grupos indígenas e agricultores da região.

As obras estão paradas por decisão judicial desde sexta-feira porque o projeto "atenta contra o Plano Nacional de Recursos Hídricos", já que seu possível impacto ainda não foi bem estudado e viola o princípio de descentralização da gestão de água.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.