Notícias

 | 10/12/2007 07h52min

Lula: "Bom senso vai prevalecer e CPMF será aprovada"

Presidente diz que está convencido de que os senadores votarão pela prorrogação da cobrança

 – É uma questão de responsabilidade e eu estou tranqüilo, estou convencido que, em todos os partidos políticos, a maioria dos senadores querem votar favorável à CPMF. Obviamente que tem pressão de um ou de outro partido político, mas eu acho que o bom senso vai prevalecer – afirmou Lula.

A votação da prorrogação do imposto no Senado está prevista para esta terça-feira. O presidente disse que não pensa na possibilidade de o país não ter mais a CPMF.

– Estou convencido que o Senado está maduro, está preparado para fazer essa votação, sabendo que não é possível você fazer um corte orçamentário de R$ 40 bilhões.  E as pessoas sabem, perfeitamente bem, que isso não causa prejuízo ao presidente da República, ao governo. O resultado disso é prejuízo à população brasileira, sobretudo à parte mais pobre da população – ressaltou. 

O presidente avaliou como "normal" a diferença entre os discursos dos governadores e de senadores da oposição.

– Todos os quase 6 mil prefeitos do Brasil são beneficiários da CPMF. Os 27 governadores dos estados são beneficiários da CPMF. Todo mundo sabe que o dinheiro da CPMF volta para os estados em forma de benefício, ou seja aposentadoria dos trabalhadores rurais, ou seja saúde, ou seja o Bolsa Família. Portanto essa discordância entre aquilo que é o discurso do prefeito e dos governadores e dos senadores certamente irá se arrumar na próxima terça-feira, quando eles tiverem que votar . 

Lula lembrou ainda que o governo se dispôs a conversar com os partidos políticos.

– O governo já fez as negociações, é importante lembrar que o governo aceitou reduzir as alíquotas nos próximos anos. É importante lembrar que o governo aceitou reduzir no imposto de renda até R$ 2,8 mil, para os trabalhadores que ganham até esse salário nós iremos reduzir a CPMF  – disse. 

Na semana passada, o presidente Lula afirmou que se os senadores tiverem juízo irão aprovar a CPMF, caso contrário, votarão contra. Também disse, na ocasião, que se fosse para ajudar rico, ninguém votava contra.   Os senadores da oposição criticaram as declarações. Para o líder do Democratas no Senado, José Agripino Maia (RN), a declaração de Lula refletiria uma inquietação do presidente com uma possível derrota no Senado. 

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.